Teoria da base de conhecimentos para o ensino: reflexões sobre a aplicabilidade na pedagogia do esporte
Resumo
Definição atribuída ao conjunto de conhecimentos necessários à docência —com seus integrantes relacionados ao conteúdo da matéria de ensino, aos alunos e suascaracterísticas, à pedagogia geral, ao contexto educacional e ao conhecimentopedagógico do conteúdo — a base de conhecimentos para o ensino também pode serinterpretada sob o prisma da atuação de professores de Educação Física com apedagogia do esporte. É desse pressuposto que o presente ensaio teórico parte nosentido de buscar essas relações e contribuir com a formação inicial e continuada deprofessores de Educação Física e com a intervenção docente na pedagogia do esporte.Palavras-chave: Conhecimentos docentes. Conhecimento pedagógico do conteúdo.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).