A internet como nova instituição para confissões sobre o corpo
Palavras-chave:
Jornalismo. Gênero. Corpo. Biopoder. Notícia.Resumo
Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre comentários de internautas brasileiros sobre o corpo. Buscou-se saber (a) quem, entre homens e mulheres, a partir de notícias sobre saúde e bem-estar, mais usa a internet para fazer confissões sobre o próprio corpo, e (b) quais os assuntos que mais despertam essas confissões. O estudo usa etnografia de tela em comentários de internautas na página do programa Bem Estar, da Rede Globo, no Facebook. O texto diz que as confissões na web ajudam a formar um conjunto de informações sobre homens e mulheres, e que esse conjunto permite a criação de uma série de saberes/poderes sobre os corpos masculino e feminino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).