Entre o cidadão e o turista: as marcas lugares Salvador e Lisboa e suas produções de sentidos em peças audiovisuais de autopromoção dessas cidades

Autores

  • Janine Pereira Falcão de Oliveira
  • Adriano de Oliveira Sampaio
  • Claudiane de Oliveira Carvalho Sampaio

Palavras-chave:

Marca lugar. Salvador. Lisboa. Turismo.

Resumo

O estudo propõe-se a identificar quais os valores que fundamentam os projetos das marcas Salvador e Lisboa. A análise mobilizou conhecimentos de áreas como comunicação, cultura e gestão de marcas. O referencial  metodológico fundamenta-se no modelo projeto/ manifestação, proposto por Andrea Semprini, a partir do qual realizou-se análise semionarrativa. Para composição do corpus , foram selecionados dois vídeos promocionais produzidos sob orientação de órgãos públicos,vinculados ao setor turístico das respectivas cidades, entre 2014 e 2015, sendo cada vídeo sobre uma cidade. Como resultados, identificamos que a marca Salvador está ancorada em valores como tradição, diferença e essência. A marca Lisboa, por sua vez, fundamenta-se em valores como história, aventura e descoberta.

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Falcão de Oliveira, J. P., Oliveira Sampaio, A. de, & Carvalho Sampaio, C. de O. (2020). Entre o cidadão e o turista: as marcas lugares Salvador e Lisboa e suas produções de sentidos em peças audiovisuais de autopromoção dessas cidades. Conexão - Comunicação E Cultura, 18(36). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/9487