Um mundo de fantasmas: a banalização do medo como o afeto constitutivo das imagens técnicas

Autores

  • Wagner Souza e Silva

Palavras-chave:

Teoria da Imagem. Afeto. Medo. Imagem Técnica. Fantasma.

Resumo

O texto propõe que a construção e o consumo de imagens estão inevitavelmente agenciados pelo medo, sobretudo se observada a intrínseca relação com a morte que as imagens portam. Assim, explora a ideia de que a banalização da imagem no cotidiano, propulsionada pela intensificação da produção e circulação de imagens técnicas, implica também a banalização do medo, delineando uma conjuntura em que a condição humana, agora não mais assombrada, adquire ela própria características fantasmagóricas. Partindo do entendimento do medo como um dos afetos do sistema filosófico de Spinoza e explorando a presença desse sentimento no cotidiano sob o aporte teórico de Bauman, o texto ainda articula referenciais bibliográficos e cinematográficos que exploram os temas da imagem, da morte e do fantasma.

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

e Silva, W. S. (2020). Um mundo de fantasmas: a banalização do medo como o afeto constitutivo das imagens técnicas. Conexão - Comunicação E Cultura, 18(36). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/9482