Da lógica editorial à lógica algorítmica da notícia
Palavras-chave:
Jornalismo. Notícia. Valores-notícia. Algoritmos. Plataformas algorítmicas.Resumo
A proposta deste artigo de articulação teórica, apoiado em pesquisa bibliográfica, é rastrear o impacto dos algoritmos na notícia. Argumenta-se que, sob a lógica algorítmica, se tornam porosas as fronteiras entre os que se especializam na atividade noticiosa e os demais, entre o que é notícia ou não, e entre notícias de distintos tópicos e graus de importância. Essa flexibilização da notícia, analisada sob as rubricas de distribuição, negócio, filtragem e produção, é relacionada ao enfraquecimento do papel de mediação exercido habitualmente pelo jornalismo com base em parâmetros editoriais, como valores-notícia e critérios normativos, ao mesmo tempo que ganham força mecanismos algorítmicos de mediação, sobretudo via plataformas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).