Representação das cidades no jornalismo televisivo regional: territórios midiáticos da TV aberta paulista e a cobertura jornalística na RMVale
Palavras-chave:
Mídia Regional. Televisão Aberta. Territórios Midiáticos. Desenvolvimento Regional.Resumo
Apesar da não regulamentação do artigo constitucional que trata da regionalização das produções de rádio e TV, os grupos privados de comunicação com concessão pública para TV aberta mantém uma programação regional, por meio de suas afiliadas. Tomando como base as pesquisas que apontam a televisão como o meio de comunicação ainda mais acessado, buscou-se identificar qual a representatividade das cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, do estado de São Paulo, na cobertura jornalística regional das emissoras comerciais de TVs abertas instaladas na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. O objeto de estudo foram os telejornais de maior duração da Rede Vanguarda, TV Band Vale e Record TV Vale. O método delineia-se como exploratório, de abordagem qualitativa. O estudo também fez o levantamento dos territórios midiáticos da TV aberta no estado de São Paulo, e constatou que, no interior, a maior parte da cobertura jornalística regional é realizada por 27 afiliadas de apenas quatro redes de comunicação: Rede Globo, Band, SBT e Record. Apesar de instaladas nas mesmas cidades, elas atuam em áreas de cobertura diferentes, que se sobrepõem às fronteiras físicas e administrativas de suas regiões. No conteúdo analisado constata-se que as cidades com maior atividade econômica e população, ou seja, melhor perfil para o mercado publicitário, ganham mais destaque no noticiário, entre elas São José dos Campos e Taubaté. Por outro lado, cidades mais afastadas dos polos econômicos aparecem menos ou são representadas apenas em casos de maior relevância na localidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).