Consumo midiático e apropriações do público diante do fluxo televisivo

Autores

  • Caroline Maldaner Jacobi
  • Elisa Reinhardt Piedras Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Fluxo televisivo. Consumo midiático. Recepção.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é compreender o consumo midiático do fluxo televisivo, ao explorar a questão ambiental em gêneros comunicacionais como telejornalismo, telenovela e publicidade, de acordo com a apropriação do público. As referências teóricas envolvem os conceitos de consumo midiático e fluxo televisivo. A metodologia adotada é qualitativa, contemplando análise documental de produto midiático televisivo (coletado no horário nobre da emissora Globo em agosto de 2018) e entrevistas com informantes (oito adultos com ensino superior habitantes do estado do Rio Grande do Sul) abordando as práticas de consumo midiático. Os resultados apresentam as apropriações do fluxo televisivo ofertado a partir das práticas de consumo midiático do público e dos sentidos produzidos sobre algumas dessas mensagens.

Biografia do Autor

Caroline Maldaner Jacobi

Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Elisa Reinhardt Piedras, Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade  Católica do Rio Grande do Sul

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Publicado

2022-10-16

Como Citar

Maldaner Jacobi, C., & Reinhardt Piedras, E. (2022). Consumo midiático e apropriações do público diante do fluxo televisivo. Conexão - Comunicação E Cultura, 20(39). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/8635