Aspectos do ensino empreendedor nos cursos de Jornalismo das universidades federais do Brasil
Palavras-chave:
Empreendedorismo. Jornalismo. Ensino. Currículo. Formação profissional.Resumo
Com a migração da publicidade para a mídia digital, levando a uma crise nos veículos de comunicação, as práticas jornalísticas contemporâneas tiveram que ser reconfiguradas, dando origem a novos modelos de negócio e novas formas de financiamento – independentes e empreendedor. Nesse sentido, houve uma necessidade de se pensar na formação dos profissionais jornalistas nas instituições de ensino superior do país. O objetivo deste artigo foi analisar a formação empreendedora dos currículos dos cursos de Jornalismo das universidades públicas federais do Brasil, além de um questionário enviado para as coordenações dos cursos para obtenção de mais informações sobre o ensino do empreendedorismo na graduação. Foram analisadas 44 grades curriculares e planos de ensino dos cursos pesquisados. A metodologia ocorreu por meio de estudo descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa, em que se utilizou a pesquisa documental. A obtenção dos dados foi realizada por meio das páginas dos cursos nos sites das universidades federais. A amostra da pesquisa foi realizada devido a representatividade nacional do ensino de Jornalismo. Após a análise das grades curriculares, constatou-se que 84,1% dos cursos de Jornalismo ofertam alguma disciplina com a temática empreendedora. Desses, 20,5% não apresentam a matéria enquanto componente curricular obrigatório. O resultado mostra uma preocupação, entre os referidos cursos, na modernização de seus currículos e melhor formação de seus egressos para o mercado de trabalho.
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