Aspectos do ensino empreendedor nos cursos de Jornalismo das universidades federais do Brasil

Autores

  • Caroline Silva Falcão Guedes Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Amanda Mauricio Pereira Leite Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Palavras-chave:

Empreendedorismo. Jornalismo. Ensino. Currículo. Formação profissional.

Resumo

Com a migração da publicidade para a mídia digital, levando a uma crise nos veículos de comunicação, as práticas jornalísticas contemporâneas tiveram que ser reconfiguradas, dando origem a novos modelos de negócio e novas formas de financiamento – independentes e empreendedor. Nesse sentido, houve uma necessidade de se pensar na formação dos profissionais jornalistas nas instituições de ensino superior do país. O objetivo deste artigo foi analisar a formação empreendedora dos currículos dos cursos de Jornalismo das universidades públicas federais do Brasil, além de um questionário enviado para as coordenações dos cursos para obtenção de mais informações sobre o ensino do empreendedorismo na graduação. Foram analisadas 44 grades curriculares e planos de ensino dos cursos pesquisados. A metodologia ocorreu por meio de estudo descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa, em que se utilizou a pesquisa documental. A obtenção dos dados foi realizada por meio das páginas dos cursos nos sites das universidades federais. A amostra da pesquisa foi realizada devido a representatividade nacional do ensino de Jornalismo. Após a análise das grades curriculares, constatou-se que 84,1% dos cursos de Jornalismo ofertam alguma disciplina com a temática empreendedora. Desses, 20,5% não apresentam a matéria enquanto componente curricular obrigatório. O resultado mostra uma preocupação, entre os referidos cursos, na modernização de seus currículos e melhor formação de seus egressos para o mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Caroline Silva Falcão Guedes, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestra em Comunicação e Sociedade na Universidade Federal do Tocantins (UFT), pós-graduada em Administração e Marketing pela Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB). Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela UFT. Lattes: https://lattes.cnpq.br/0879864624777012. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2596-176X. E-mail: carolinefalcao@uft.edu.br.

Amanda Mauricio Pereira Leite, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade e no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT/PPGCOM). Pós-Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/PPGE). Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/PPGE). Pedagoga formada pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Lattes: http://lattes.cnpq.br/1813701746666927. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6434-0053. E-mail: amandaleite@uft.edu.br.

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Publicado

2022-12-23

Como Citar

Silva Falcão Guedes, C., & Mauricio Pereira Leite, A. (2022). Aspectos do ensino empreendedor nos cursos de Jornalismo das universidades federais do Brasil. Conexão - Comunicação E Cultura, 20(40). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/8574