A configuração do trabalho doméstico em revistas femininas dos anos 1950 e 60: representações de gênero em peças publicitárias de produtos para o lar

Autores

Palavras-chave:

representações femininas, publicidade, gênero, trabalho doméstico, processos midiáticos

Resumo

Qual o papel da publicidade na configuração do espaço doméstico? Como as representações de mulheres em produtos de consumo canalizam os valores sociais hegemônicos? E como os discursos da publicidade ocupam as revistas femininas e instituem papeis sociais e estereótipos de gênero? Estas são algumas das questões que motivam o presente estudo, que se propõe a analisar as representações do trabalho doméstico em peças publicitárias publicadas em diversas revistas femininas brasileiras, nos anos 1950 e 60. Com base em um recorte de vinte peças publicitárias veiculadas em revistas femininas, são observadas as relações entre texto e imagem e as estratégias de produção de sentido utilizadas por marcas de eletrodomésticos e produtos de limpeza para representar um padrão feminino associado à realização na esfera doméstica. A partir do percurso descrito, a pesquisa busca compreender as representações sociais construídas pela publicidade, como um espaço privilegiado para a reprodução de estereótipos em torno da imagem das mulheres.

Biografia do Autor

Karina Janz Woitowicz, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Dra. do Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR), pós-doutora em Comunicação pelo Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina (CIESPAL, Equador).


Revisora de texto/ABNT: Iêda Maria Janz Woitowicz

Volney Campos dos Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Advogado, mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutor em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professor do Departamento de Direito das Relações Sociais da Universidade Estadual de Ponta Grossa, onde exerce atividades de pesquisa e extensão universitárias.

Downloads

Publicado

2020-02-29

Como Citar

Woitowicz, K. J., & dos Santos, V. C. (2020). A configuração do trabalho doméstico em revistas femininas dos anos 1950 e 60: representações de gênero em peças publicitárias de produtos para o lar. Conexão - Comunicação E Cultura, 18(35). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/7719

Edição

Seção

Artigos