Dois fotolivros em busca de um autor: as narrativas construídas a partir das fotografias de Vivian Maier
Palavras-chave:
Fotolivros, Narrativas visuais, Fotografia, Vivian MaierResumo
Este artigo busca compreender como duas publicações fotográficas expõem o estilo das imagens e os sentidos construídos pelas fotografias de Vivian Maier. Os livros são compilações produzidas após a morte da artista e, nesse contexto, destaca-se a figura do editor como um coautor das narrativas exibidas nos livros. A metodologia utilizada para análise dessas imagens segue o caminho proposto por uma semiótica da fotografia, que diferencia níveis de análise como o das imagens em si, o nível da narrativa em forma objetual de fotolivro e aquele das práticas produtivas e interpretativas que cercam o texto visual. A pesquisa termina por expor as concordâncias e diferenças das duas publicações, localizando o modo como a primeira publicação endereça um entendimento de Maier, como uma fotógrafa de rua, enquanto a segunda é mais abrangente no modo como a fotógrafa e sua obra é mostrada.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).