Movimentos jovens, comunicação e espaço urbano: disputa de sentidos na Roda Cultural
Palavras-chave:
Juventude, Produção de sentidos, Conflito, Roda Cultural, PetrópolisResumo
Promovidas ao status de movimento cultural reconhecido e avalizado pelo Estado em 2018, as rodas culturais se inspiraram no movimento hip hop, congregando juventude, arte, política e culturas urbanas. No Rio de Janeiro, as rodas culturais acontecem em diversos pontos da capital assim como em outras cidades do estado. Em Petrópolis, na região serrana, a roda do Centro de Cultura é um evento realizado semanalmente no Centro da cidade, reunindo manifestações artísticas e culturais da juventude. Neste artigo investigamos seu papel como manifestação de arte urbana, estudando os elementos que concorrem para sua fabricação de forma coletiva e os conflitos decorrentes de sua realização. Partimos de um quadro teórico que inclui estudos sobre juventude e conflitos nos espaços urbanos, sobre movimentos, mídias sociais e cidadania. Em termos metodológicos, realizamos observação de algumas edições do evento, análise da página do evento em uma rede social e entrevistas com organizadores.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).