A Lenda do Cavaleiro de Andrômeda: construção de feminilidades e masculinidades por meio de um personagem

Autores

  • Janaina Wazlawick Muller Universidade Feevale
  • Saraí Patricia Schmidt Universidade Feevale

Palavras-chave:

Gênero, Heteronormatividade, Personagem

Resumo

O presente artigo versa sobre as discussões advindas das mudanças realizadas no personagem Shun, pertencente à trama de Os Cavaleiros do Zodíaco, para a adaptação anunciada pela Netflix. A partir do protagonista, e considerando as controvérsias em decorrência do lançamento do trailer da adaptação, serão elaboradas reflexões entrelaçadas à construção da feminilidade e da masculinidade, e às interpretações do público em torno da representatividade enunciada pelo personagem em questão. Para tanto, serão abordados os argumentos dos autores: Butler (2001; 2010), Sabat (2003) e Moreno (2008), além da exposição de comentários selecionados de fãs na página de exibição do trailer.

Biografia do Autor

Janaina Wazlawick Muller, Universidade Feevale

Dutoranda e Mestra em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale, com bolsa CAPES. Licenciada em História pela mesma Universidade.

 

Revisão ortográfica: Priscila Trevisan. Revisão técnica: Priscila Trevisan.

Saraí Patricia Schmidt, Universidade Feevale

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente nos programas de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais, e Diversidade e Inclusão Social na Universidade Feevale.

Downloads

Publicado

2020-02-29

Como Citar

Wazlawick Muller, J., & Schmidt, S. P. (2020). A Lenda do Cavaleiro de Andrômeda: construção de feminilidades e masculinidades por meio de um personagem. Conexão - Comunicação E Cultura, 18(35). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/7051

Edição

Seção

Artigos