Problemáticas envolvendo raça, gênero e orientação sexual no desenvolvimento de jogos: relato de experiência com o jogo Trevo
Palavras-chave:
representatividade, diversidade, jogos digitais, racismo, machismo, homofobiaResumo
Existe uma crescente pressão para que profissionais do entretenimento – incluindo jogos – consigam refletir sobre as representações midiáticas de raça, gênero e orientação sexual de forma socialmente responsável. O presente artigo relata a experiência de desenvolver o jogo Trevo, um jogo digital infantil, em um mundo de fantasia que aborda a temática da luta contra a discriminação de gênero, raça e orientação sexual. O objetivo é descrever e problematizar as decisões e dilemas encontrados, visando a auxiliar outros profissionais da indústria a tomarem decisões ética e comercialmente coerentes. Os principais temas abordados no presente estudo são: o uso de metáforas para evocar a reflexão crítica sobre a realidade do jogador; a escolha dos atributos de cada personagem, contrastando-os com os estereótipos nocivos aos grupos representados; a decisão sobre representar a luta contra as formas de opressão como parte da narrativa que acompanha as personagens; os riscos do apagamento de personagens com características consideradas caricatas; a importância de criar outras narrativas para personagens, além daquelas derivadas de seus marcadores de gênero, raça, classe social, entre outros fatores, bem como a representação das formas de libertação de sujeitos marginalizados.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).