Problemáticas envolvendo raça, gênero e orientação sexual no desenvolvimento de jogos: relato de experiência com o jogo Trevo

Autores

  • Diego Domingos Machado Universidade do Vale do Itajaí
  • Rafael Marques de Albuquerque Universidade do Vale do Itajaí
  • Adriana Gomes Alves Universidade do Vale do Itajaí

Palavras-chave:

representatividade, diversidade, jogos digitais, racismo, machismo, homofobia

Resumo

Existe uma crescente pressão para que profissionais do entretenimento – incluindo jogos – consigam refletir sobre as representações midiáticas de raça, gênero e orientação sexual de forma socialmente responsável. O presente artigo relata a experiência de desenvolver o jogo Trevo, um jogo digital infantil, em um mundo de fantasia que aborda a temática da luta contra a discriminação de gênero, raça e orientação sexual. O objetivo é descrever e problematizar as decisões e dilemas encontrados, visando a auxiliar outros profissionais da indústria a tomarem decisões ética e comercialmente coerentes. Os principais temas abordados no presente estudo são: o uso de metáforas para evocar a reflexão crítica sobre a realidade do jogador; a escolha dos atributos de cada personagem, contrastando-os com os estereótipos nocivos aos grupos representados; a decisão sobre representar a luta contra as formas de opressão como parte da narrativa que acompanha as personagens; os riscos do apagamento de personagens com características consideradas caricatas; a importância de criar outras narrativas para personagens, além daquelas derivadas de seus marcadores de gênero, raça, classe social, entre outros fatores, bem como a representação das formas de libertação de sujeitos marginalizados.

Biografia do Autor

Diego Domingos Machado, Universidade do Vale do Itajaí

Diego é Bacharel em Design na linha de formação em Design de Jogos e Entretenimento Digital pela Universidade do Vale do Itajaí e autor do jogo Trevo.

 

Rafael Marques de Albuquerque, Universidade do Vale do Itajaí

Professor no curso de Design de Jogos e Entretenimento Digital da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Concluiu PhD (Philosophy Doctor) em educação pela Universidade de Nottingham (Reino Unido) (2016), Mestrado em Design e Expressão Gráfica (2011) e Bacharel em Design com Habilitação em Design Gráfico (2008) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Desde 2008 pesquisa aproximações entre jogos digitais e educação, e entre seus temas de interesse estão game design, design de narrativas para jogos, jogos educativos e sérios, jogos digitais e sociedade, criação de jogos em escolas, diferenças individuais nos modos de jogar, mídia educação e pegagogia crítica.

Revisão ortográfica\ABNT:Ana Maria Dal Zott Mokva. Revisão técnica: Ana Maria Dal Zott Mokva.

Adriana Gomes Alves, Universidade do Vale do Itajaí

Adriana Gomes Alves é doutora em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (2017), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987) . Atuou na iniciativa privada em empresas de desenvolvimento de software por 15 anos, exercendo funções de coordenação, análise e desenvolvimento de projetos de software. Desde 2000 atua como pesquisadora e professora titular da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI - nas áreas de Ciência da Computação, Engenharia de Computação e Design de Jogos. Coordena o LDI - Laboratório de Design de Interação no qual realizam-se pesquisas em interação de jogos digitais educativos e acessibilidade em jogos digitais. Em 2018 passou a fazer parte do quadro de professores do PPGE - Programa de Pós-graduação em Educação. Sua tese de doutorado foi premiada como melhor tese no Concurso Alexandre Direne de Teses, Dissertações e TCCs em Informática na Educação - Sociedade Brasileira de Computação. Realiza pesquisa nas áreas de engenharia de software, interação humano-computador, jogos digitais, acessibilidade em jogos digitais, informática na educação e educação inclusiva.

Downloads

Publicado

2019-04-16

Como Citar

Machado, D. D., Albuquerque, R. M. de, & Alves, A. G. (2019). Problemáticas envolvendo raça, gênero e orientação sexual no desenvolvimento de jogos: relato de experiência com o jogo Trevo. Conexão - Comunicação E Cultura, 17(34). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/6735

Edição

Seção

Artigos