A crise brasileira em revista: discursos prescritivos e sentimentos mediados

Autores

  • Geilson Fernandes de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
  • Maria das Graças Pinto Coelho Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Palavras-chave:

crise brasileira, discurso, Revista Exame, emoções

Resumo

Considerando o cenário de crise político-econômica nacional, são analisadas as práticas discursivas da Revista Exame durante o ano de 2015, tendo como recorte empírico suas capas. Metodologicamente, utiliza-se da Análise do Discurso (AD) baseada nos postulados desenvolvidos por Michel Foucault, principalmente a partir dos conceitos de discurso, dispositivo, relações de saber e poder e subjetividade. As análises apontam à construção de uma narrativa apocalíptica permeada de sentimentos e emoções que impulsionam imaginários sociais, promovendo o risco do caos e o medo do futuro, mobilizando estados de ânimo e modelos subjetivos para lidar e vivenciar a crise, influenciando, subjetivamente, a sua construção, expressão e delimitação.

Biografia do Autor

Geilson Fernandes de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Doutorando em Estudos da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Ciências Sociais e Humanas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Revisão da ABNT e do texto: Pâmella R. R. Dias de Oliveira.

Maria das Graças Pinto Coelho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora/Pesquisadora dos PPGs em Estudos da Mídia (PPGEM) e Educação (PPGED), também da UFRN.

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Publicado

2019-04-16

Como Citar

de Oliveira, G. F., & Pinto Coelho, M. das G. (2019). A crise brasileira em revista: discursos prescritivos e sentimentos mediados. Conexão - Comunicação E Cultura, 17(34). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/6273

Edição

Seção

Artigos