Museu Goeldi nos jornais do século XX: relatos sobre a comunicação da ciência na Amazônia
Palavras-chave:
Museu Paraense Emílio Goeldi, Jornalismo, Divulgação Científica, Ciência, Amazônia.Resumo
O texto busca analisar a cobertura da mídia impressa de Belém sobre o Museu Paraense Emílio Goeldi ao longo do século XX para contar parte da história da instituição. Eis o objetivo deste artigo, em que recorremos à Semiologia e à Análise do Discurso para estudar o que foi dito e como foi dito sobre o Museu nos jornais Folha do Norte e A Província do Pará entre os anos de 1930 e 1980, em períodos importantes para a história institucional. A partir da análise de 176 textos jornalísticos, constatamos que o contexto institucional reverbera na agenda midiática, convertendo essas notícias em fontes documentais sobre a vida da instituição. Uma relação secular entre mídia e Museu, que atende à demanda social por conhecimentos sobre a Região Amazônica. Assim, ao contar a história do Museu na mídia do século XX, contamos também um pouco da história da ciência na Amazônia.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).