O theatrum mundi no palco do infoterritório: o espetáculo da morte no Facebook
Palavras-chave:
morte, espetáculo, infoterritório, redes sociais digitais, FacebookResumo
Este artigo faz parte de uma pesquisa mais ampla sobre a morte nas redes sociais digitais. O estudo tem como objetivo entender o fenômeno espetáculo da morte no Facebook. Para isso, nosso arcabouço teórico tem como foco identificar e articular os pontos centrais que alicerçam a investigação: associar as representações da morte com o espetáculo ao longo da história até nossos dias, em que o novo palco é marcado pela sociedade midiatizada e pela infoterritorialidade das redes sociais. O recurso metodológico acionado na pesquisa empírica é a Análise Categorial de publicações da página Jogos Mortais +18. A coleta de dados foi realizada no período de fevereiro a abril de 2016, totalizando 23 publicações coletadas. Por meio do agrupamento dos termos contidos nos conteúdos, publicados em categorias de análise, os resultados evidenciaram que a morte é espetacularizada no infoterritório do Facebook por produtores e consumidores desse tipo de conteúdo. A ampla gama lexical presente nas publicações analisadas direciona que o espetáculo da morte é composto por diferentes contextos, atores e locais anunciados em suas imagens.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).