Comunicação, consumo e wearable technologies: um exercício de aplicação da “Teoria Ator-Rede” no contexto de possíveis reconfigurações humanotecnológicas

Autores

  • Vicente Martin Mastrocola ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING DE SÃO PAULO (ESPM)

Palavras-chave:

comunicação, consumo, teoria ator-rede, wearable technology, tecnologia

Resumo

Tendo em vista a centralidade das relações entre comunicação, consumo e tecnologia na contemporaneidade, este artigo examina determinados dispositivos digitais que, potencialmente, se hibridizam ao corpo humano e que se situam na categoria das wearable technologies. Mais especificamente, discutimos novos tipos de entrelaçamento humano/não humano articulados por essa categoria tecnológica, entendida a partir de uma abordagem sociocultural. Quando tratamos da tecnologia vestível, discutimos como a orquestração de diversos objetos sociotécnicos está reconfigurando o cotidiano e gerando novas possibilidades para pensarmos as materialidades da comunicação e as retóricas de consumo. A partir da “Teoria ator-Rede” procuramos refletir, de maneira ampla, sobre diferentes exemplos de integração entre humanos e não humanos, ponderando, mais especificamente, sobre como esse tipo de tecnologia pode servir estrategicamente para relações entre marcas/empresas e seus consumidores.

Biografia do Autor

Vicente Martin Mastrocola, ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING DE SÃO PAULO (ESPM)

Doutor em Comunicação e Práticas de Consumo pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM-ESPM).

Supervisor das disciplinas de games da graduação de Tech na Escola Superior de Propaganda e Marketing (e-mail para contato: vincevader@gmail.com)

 

Revisor técnico e de texto: Felipe Correa de Mello 

Downloads

Publicado

2019-04-16

Como Citar

Mastrocola, V. M. (2019). Comunicação, consumo e wearable technologies: um exercício de aplicação da “Teoria Ator-Rede” no contexto de possíveis reconfigurações humanotecnológicas. Conexão - Comunicação E Cultura, 17(34). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5733

Edição

Seção

Artigos