Lomografia e Instagram: marcas de um imaginário comunicacional

Autores

  • Renata Lohmann UFRGS
  • Ana Taís Martins Portanova Barros UFRGS

Palavras-chave:

Comunicação, fotografia, imaginário, Instagram, lomografia

Resumo

Este trabalho se situa na fronteira das áreas de comunicação, fotografia e estudos do imaginário e resume uma extensa pesquisa que resultou em dissertação de mestrado. Partimos do pressuposto de que as fotografias produzidas a partir do aplicativo Instagram e das câmeras da marca LOMO atingiram grande popularidade em razão de sua semelhança estética. Para concretizar este trabalho, fizemos uma exaustiva análise dessas duas ferramentas, de seus modos de criação e fruição através de teóricos influentes das Teorias do Imaginário e da comunicação. Além da pesquisa bibliográfica, nos utilizamos da mitodologia de Gilbert Durand para buscar as imagens simbólicas recorrentes e regimes do imaginário que guiam essas ferramentas e suas constelações de imagens. Descobrimos que a semelhança estética entre as duas ferramentas seria apenas uma potencialidade, uma vez que os usuários do Instagram não têm como pulsão motora a busca pela estética, mas o clicar-publicar-impressionar, guiado pela técnica. Dessa forma, foi possível situar o Instagram como modelo do que seria um imaginário comunicacional, guiado pelo Regime Heroico do imaginário, caracterizado pelo titanismo e pela desestetização, enquanto a lomografia se situaria na polaridade oposta, guiada pelo Regime Místico e pela busca estética, sendo uma equilibração natural do próprio imaginário.

Biografia do Autor

Renata Lohmann, UFRGS

Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutoranda do PPGCOM/UFRGS

Ana Taís Martins Portanova Barros, UFRGS

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do PPGCOM/UFRGS.

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Publicado

2018-08-17

Como Citar

Lohmann, R., & Portanova Barros, A. T. M. (2018). Lomografia e Instagram: marcas de um imaginário comunicacional. Conexão - Comunicação E Cultura, 17(33). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5707

Edição

Seção

Artigos