Passinho, dança midiatizada: performance, publicidade e produção de sentidos

Autores

  • Kath Pacheco B. Lousada Universidade do Estado do Rio de Janeiro/PPGCom
  • Denise Rugani Töpke Universidade Federal do Rio de Janeiro/EICOS
  • Denise da Costa Oliveira Siqueira Universidade do Estado do Rio de Janeiro/PPGCom

Palavras-chave:

passinho, dança, performance, produção de sentidos, videoclipe

Resumo

Este artigo tem como objetivo destacar a apropriação de performances músico-dançantes juvenis pela publicidade e por campanhas de comunicação, para a utilização em suas peças audiovisuais. Instigaram a reflexão, a observação da simplificação dos códigos da dança para sua adequação aos meios de comunicação de massa, assim como o recurso a lugares reconhecíveis de expressão de emoções, de pertencimentos e de desafeições em processos de produção de novos sentidos. De início, levantamos e assistimos a peças publicitárias veiculadas pela televisão, que utilizaram danças em sua construção. Depois, investigamos videoclipes comerciais dançados com o grupo Dream Team do Passinho, analisando, para isso, o fenômeno do passinho, no Rio de Janeiro, no período de 2008 a 2015. Em termos metodológicos, realizamos uma pesquisa documental, reunindo material midiático; em seguida, realizamos observação de um baile no Rio de Janeiro e entrevistas com atores sociais envolvidos com o movimento.

Biografia do Autor

Kath Pacheco B. Lousada, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/PPGCom

Mestre em Comunicação pelo PPGCom/UERJ. Especialista em jornalismo cultural (UERJ). Graduada em Comunicação Social – Jornalismo e Relações Públicas (FACHA/RJ).

 

Revisor técnico: Denise Rugani

Revisor ortográfico: Kath Pacheco

Denise Rugani Töpke, Universidade Federal do Rio de Janeiro/EICOS

Doutoranda em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS/UFRJ). Mestre em Comunicação (PPGCom/UERJ). Especialista em Marketing (PUC-Rio) e Gestão de Pessoas (Unigrario). Graduada em Comunicação Social (UERJ).

Denise da Costa Oliveira Siqueira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/PPGCom

Doutora em Ciências da Comunicação (ECA/USP), com pós-doutorado em Sociologia (Université Paris-Descartes). Professora do programa de pós-graduação em Comunicação da UERJ. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. 

Downloads

Publicado

2018-04-18

Como Citar

Lousada, K. P. B., Töpke, D. R., & Siqueira, D. da C. O. (2018). Passinho, dança midiatizada: performance, publicidade e produção de sentidos. Conexão - Comunicação E Cultura, 16(32). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5586

Edição

Seção

Artigos