Inteligência híbrida e análise de sentimentos: integrando curadoria humana e coleta de dados automatizada para avaliar a comunicação de governo

Autores

Palavras-chave:

analise de sentimentos, aprendizado de máquina, netvizz, facebook, comunicação organizacional

Resumo

Descreve-se um estudo exploratório do qual, utilizando a ferramenta Netvizz da plataforma Facebook, avaliou a correlação entre ações de governo e opinião dos cidadãos, através de suas publicações na página oficial dos gestores. A metodologia mostrou-se útil tanto na avaliação da comunicação como na da própria gestão pública, através da formatação de indicadores de aprovação e insatisfação. A mescla de estratégias computacionais aplicadas ao tratamento de grande volume de dados, com a curadoria humana coletiva, feita pelos próprios usuários, sugere a possibilidade de geração de conhecimentos a partir do que denominamos de inteligência híbrida. O método apontou, no caso estudado, a rede pública de ensino estadual como maior gerador de posts negativos, oferecendo uma opção de monitoramento desse tipo de comunicação em tempo real e com baixo custo.

Biografia do Autor

Márcio Carneiro dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Docente da UFMA na área de Jornalismo em Redes Digitais. Bolsista Produtividade DT-II-CNPq. Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital - PUC-SP. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8231237935065420

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Revisão: Liana Marques e Anissa Ayala

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Publicado

2018-08-17

Como Citar

Santos, M. C. dos. (2018). Inteligência híbrida e análise de sentimentos: integrando curadoria humana e coleta de dados automatizada para avaliar a comunicação de governo. Conexão - Comunicação E Cultura, 17(33). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5574

Edição

Seção

Artigos