Inteligência híbrida e análise de sentimentos: integrando curadoria humana e coleta de dados automatizada para avaliar a comunicação de governo
Palavras-chave:
analise de sentimentos, aprendizado de máquina, netvizz, facebook, comunicação organizacionalResumo
Descreve-se um estudo exploratório do qual, utilizando a ferramenta Netvizz da plataforma Facebook, avaliou a correlação entre ações de governo e opinião dos cidadãos, através de suas publicações na página oficial dos gestores. A metodologia mostrou-se útil tanto na avaliação da comunicação como na da própria gestão pública, através da formatação de indicadores de aprovação e insatisfação. A mescla de estratégias computacionais aplicadas ao tratamento de grande volume de dados, com a curadoria humana coletiva, feita pelos próprios usuários, sugere a possibilidade de geração de conhecimentos a partir do que denominamos de inteligência híbrida. O método apontou, no caso estudado, a rede pública de ensino estadual como maior gerador de posts negativos, oferecendo uma opção de monitoramento desse tipo de comunicação em tempo real e com baixo custo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).