Moda, transformações e compreensão dos sujeitos sociais

Autores

  • Paola Zambon Azevedo Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter
  • Carla Pantoja Giuliano Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter
  • César Steffen Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter

Palavras-chave:

Sociedade, Moda, Compreensão do indivíduo

Resumo

O presente artigo versa sobre as relações entre o espaço que a moda ocupa nas sociedades e a maneira como ela pode ser utilizada para auxiliar na compreensão e leitura das construções vestimentares dos sujeitos sociais. Para tanto, inicia-se conceituando o termo moda e discorrendo brevemente sobre o início do fenômeno da moda ao longo da História. Em um segundo momento, viu-se a necessidade de suscitar, entre as mais diversas áreas das Ciências Humanas, a importância que se deu ao estudo da moda e da vestimenta, e as principais teorias desenvolvidas durante os séculos XIX e XX. Posteriormente, aprofunda-se a questão da moda quando relacionada aos aspectos da linguagem e da semiologia como um todo, compreendendo a capacidade dos sujeitos como seres comunicantes. Por fim, aponta-se como a moda pode servir de ferramenta para os indivíduos expressarem sua identidade e de que forma as transformações sociais podem ser identificadas por meio da vestimenta.

Biografia do Autor

Paola Zambon Azevedo, Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter

Mestre em Design pelo Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter, área de concentração Design, Moda e Inovação (2015). Possui graduação em Design de Moda pelo Centro Universitário Metodista IPA (2011). Pesquisadora na área de Design, aborda temas relacionados ao Design de Moda, Design de Produto, Cultura, Inovação e História da Arte e da Indumentária. Ministra aulas como convidada em cursos de Design Gráfico, Produto e Moda. Atualmente é proprietária da empresa M&P Moda e Estilo LTDA, na qual presta consultoria para pessoas físicas e jurídicas. 

Revisores:

Revisor Técnico: Vittoria Zambon Azevedo

Revisor Ortográfico: Jussara Zambon

Carla Pantoja Giuliano, Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter

Possui Dottorato di Ricerca in Design e Comunicazione Multimediale, Politecnico di Milano, Milano/ITALIA (2006), Mestrado em Industrial Design con Indirizzo Biônico - Istituto Europeo Di Design, Milano/ITALIA (1990), Especialização em Modellistica Calzaturiero, Centro de Formação Luigi Clerici, Milano/ITALIA (1991), Pós-Graduação Lato Sensu em Design Industrial - Projeto de Produto, pela PUC/RS, BRASIL (1986) e Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos ? UNISINOS/RS, BRASIL (1981). Tutoring didattico no Laboratorio di Disegno Industriale (1º ano), no Curso de Design Industriale, Politecnico di Milano, Milano/ITALIA (2003/2004). Didattica no Laboratorio di Metaprogetto, no Curso de Design de Moda, Politecnico di Milano/ITALIA (2006). Diretora do Curso de Bacharelado em Design e Curso Superior de Tecnologia em Design de Jóias (2001-2002), na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA),Canoas/RS, BRASIL. Coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu em Design de Produto (1998-2001); Curso de Bacharelado em Desenho Industrial (1998-2000), Coordenadora da Licenciatura em Artes Plásticas (1998 -2000), na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas/RS, BRASIL. Diretora Técnica da Lutheran Foundation of Portugal (FULP), no Porto, PORTUGAL (1992). Coordenadora do projeto de criação do Instituto Lutero de Ensino Superior (ILES), nos Cursos de Bacharelado em Desenho Industrial e Arquitetura (1992), no Porto, PORTUGAL. Professora do Pós-Graduação Lato Sensu em Design Industrial ? Projeto de Produto, na PUC/RS, BRASIL (1991). Professor adjunto do Curso de Bacharelado em Design de Moda e do Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores (2007 -2012) no Centro Universitário Metodista IPA, Porto Alegre/RS, BRASIL. Coordenadora do Programa de Mestrado em Design (2015 -02/2017) e atualmente professora pesquisadora no UniRitter Laureate International Universities, Porto Alegre/RS, BRASIL. Pesquisadora na área de Design, com experiência e atuando principalmente nas seguintes áreas: Design de Produto, Biodesign, Design de Moda, Design Sustentável, Ergonomia, Cultura&Design e Inovação. Presta consultoria em Design para empresas e universidades. É Sócia-diretora da Inpelle Indústria Design Ltda, em Porto Alegre/RS.

César Steffen, Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter

É Doutor em Comunicação Social formado pela FAMECOS/PUCRS. Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), com mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004) e especialização em Educação à Distância (2008). Possui quatro livros e vários artigos publicados no Brasil e no exterior. Atua como professor-pesquisador no Mestrado em Design e nos cursos de Publicidade e Propaganda e TI do UNIRITTER (Porto Alegre - RS), onde também coordena os cursos de especialização em "UX - User Experience" e "Criação e Produção de Conteúdos Digitais" e desenvolve atividades de extensão. Tem passagem por outras instituições de ensino superior, onde obteve ampla experiência em educação e também em gestão educacional. Iniciou sua carreira no mercado de comunicação em 1992, inicialmente como redator, posteriormente como diretor de criação e marketing, e em projetos de comunicação digital e e-commerce. Atualmente é docente nas áreas de Comunicação Social e Administração - Marketing, e consultor de empresas nas áreas de marketing, internet, comunicação, publicidade e administração. Foi consultor externo do SEBRAE-RS, apoiando o desenvolvimento de micro e pequenas empresas, especialmente as instaladas em Incubadoras Empresariais.

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Publicado

2018-04-18

Como Citar

Azevedo, P. Z., Giuliano, C. P., & Steffen, C. (2018). Moda, transformações e compreensão dos sujeitos sociais. Conexão - Comunicação E Cultura, 16(32). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5208

Edição

Seção

Artigos