Discurso publicitário: Um contrato comunicacional

Autores

  • Raquel Dilly Konrath Instituto Superior de Educação Ivoti Revisão ortográfica: Marcelo Augusto Fröhlich Revisão ABNT: Maria do Carmo Mitchell Neis
  • Ernani Cesar de Freitas Professor Dr. Universidade Feevale

Palavras-chave:

Discurso, Linguagem, Contrato, Comunicação, Publicidade

Resumo

O presente artigo aborda e analisa a linguagem em uso, discursiva e situacional. Propõe-se a analisar o discurso publicitário como forma da língua em uso, vista como processo ou contrato comunicacional, considerando a linguagem como um ato interativo, que se estabelece entre diferentes sujeitos, sob relações de influência do contexto sócio-histórico, conforme sua intencionalidade. A base teórica para este estudo e para a análise do discurso publicitário terá como referência os fundamentos de Mikhail Bakhtin e Patrick Charaudeau. Os estudos teóricos apresentados neste artigo serão aplicados em um corpus publicitário da Rede Bourbon de Hipermercados, referente à venda de brinquedos para o “Dia da Criança”, inserido no jornal Zero Hora, no mês de outubro de 2016. Configura-se em uma pesquisa de cunho exploratório-qualitativo, que se fundamenta em explorar alguns conceitos e atributos sobre a análise do discurso, procurando destacar algumas estratégias e visadas discursivas que constituem o contrato comunicacional publicitário, como discursos construídos nas relações sociais, passíveis de leitura, entendidos como códigos de comunicação humana. Compreende-se, assim, que a intencionalidade do discurso publicitário é obtida a partir do contrato que se estabelece entre locutor e interlocutor, através de seu próprio consentimento.

Biografia do Autor

Raquel Dilly Konrath, Instituto Superior de Educação Ivoti Revisão ortográfica: Marcelo Augusto Fröhlich Revisão ABNT: Maria do Carmo Mitchell Neis

http://lattes.cnpq.br/5645572555125962

Ernani Cesar de Freitas, Professor Dr. Universidade Feevale

http://lattes.cnpq.br/9653110286244674

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Publicado

2018-04-18

Como Citar

Konrath, R. D., & Freitas, E. C. de. (2018). Discurso publicitário: Um contrato comunicacional. Conexão - Comunicação E Cultura, 16(32). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5088

Edição

Seção

Artigos