O lugar de fala do jornalismo: temas sindicais em Veja e Revista do Brasil

Autores

  • Patrícia Regina Schuster Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC - RS).

Palavras-chave:

Jornalismo. Lugar de fala. Revista Veja. Revista do Brasil. Sindicalismo

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar parte das discussões desenvolvidas durante a pesquisa de Doutorado. Partimos do conceito lugar de fala, de autoria de Eni Orlandi (2012), para analisarmos o lugar de fala que o jornalismo constrói para si ao tratar de temas sindicais. Cotejamos a esta reflexão a revista Veja e a Revista do Brasil, motivados em saber qual é o lugar de fala produzido por uma revista que exercita jornalismo de referência e outra sindical. Nossos resultados apontam para caráter matricial desse conceito na composição dos sentidos de cada uma das publicações e denotam que em Veja o sindicalismo é objeto da fala, enquanto na Revista do Brasil esste é o tema que atravessa toda a fala do objeto.

Biografia do Autor

Patrícia Regina Schuster, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC - RS).

Doutora em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - RS), professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC - RS).

 

Revisor de texto: Patrícia Regina Schuster

Revisor técnico: Patrícia Regina Schuster

Downloads

Publicado

2017-03-12

Como Citar

Schuster, P. R. (2017). O lugar de fala do jornalismo: temas sindicais em Veja e Revista do Brasil. Conexão - Comunicação E Cultura, 15(30). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4372

Edição

Seção

Artigos