A emoção não pode esperar: Uma análise da relação entre tecnologia, relacionamento humano e criança nos filmes publicitários da Claro

Autores

  • Caroline Roveda Pilger Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Saraí Patrícia Schmidt Universidade Feevale

Palavras-chave:

Experiência, Tecnologia, Publicidade, Relacionamento humano, Criança

Resumo

O artigo promove uma discussão sobre a relação entre relacionamento humano, tecnologia, publicidade e criança, tendo como foco a análise de filmes publicitários que apresentam a tecnologia como forma de diminuir a distância entre as pessoas. O estudo privilegia a descrição e análise de um conjunto de filmes publicitários da empresa de telecomunicação Claro, que utilizam a imagem da criança e da família. Em termos metodológicos para a organização dos materiais, foi utilizada a metodologia Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2004). Na primeira seção, o estudo apresenta uma aproximação das discussões sobre as fragilidades do relacionamento humano na contemporaneidade a partir das contribuições de Bauman (2001, 2004, 2007, 2009). Já a análise problematiza a intensa relação entre criança, relacionamento humano e tecnologia na publicidade, agregando, ainda, as contribuições sobre experiência, desenvolvidas por Benjamin (2011) e Larrosa (2002).

Biografia do Autor

Caroline Roveda Pilger, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da UFRGS/ bolsista Capes. Mestre (2015) em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale. Graduada em Comunicação Social- Habilitação em Jornalismo (2012) pela Universidade Feevale. E-mail: carolpilger@gmail.com. 

 

Revisor ortográfico e técnico: Riciel Mello

Saraí Patrícia Schmidt, Universidade Feevale

Doutora e Mestre em Educação pela UFRGS e professora do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale. E-mail: saraischmidt@feevale.br. 

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Publicado

2017-09-22

Como Citar

Pilger, C. R., & Schmidt, S. P. (2017). A emoção não pode esperar: Uma análise da relação entre tecnologia, relacionamento humano e criança nos filmes publicitários da Claro. Conexão - Comunicação E Cultura, 16(31). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4346

Edição

Seção

Artigos