Simbologias da ficção: Tenda dos Milagres e as representações do candomblé

Autores

  • Robéria Nádia Araújo Nascimento Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Palavras-chave:

tenda dos Milagres, ficção televisiva, candomblé,

Resumo

Este texto expõe os resultados de uma pesquisa[1] que analisou as simbologias da religiosidade afro-brasileira, especialmente o candomblé, na minissérie Tenda dos Milagres, inspirada na obra de Jorge Amado. Os fragmentos dos capítulos, as descrições das cenas e as entrevistas com praticantes contextualizam tradições e rituais que integram a mitologia dessa vertente, auxiliando a compreensão de suas representações no espaço social.

[1]  Intitulada Os arquétipos místico-religiosos na ficção televisiva: o universo simbólico de Tenda dos Milagres, realizada pela linha de pesquisa Mídia e Estudos Culturais do Curso de Comunicação Social da UEPB com recursos do CNPQ e concluída no ano de 2012. Este texto, portanto, apenas sintetiza o estudo em questão, na tentativa de sinalizar o potencial investigativo das tramas literárias de Jorge Amado em suas transposições televisivas, que, na nossa ótica, configuram ricos objetos de análise para apropriações de diversas áreas do conhecimento científico.

Biografia do Autor

Robéria Nádia Araújo Nascimento, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2001). Professora Titular do curso de Comunicação Social (UEPB), vinculada aos Grupos de Pesquisa Comunicação, Cultura e Desenvolvimento e Comunicação, Memória e Cultura Popular, e à linha Mídia e Estudos Culturais.Suas produções acadêmicas são interdisciplinares e permeiam os campos do pensamento complexo e epistemologia da comunicação, enfocando as interfaces entre sociedade, educação, informação, pesquisa, conhecimento e mídias. Desenvolve estudos sobre televisão, ficção, expressões de religiosidade nos processos midiáticos, observando as possíveis construções identitárias que emergem das dinâmicas informacionais e dos fluxos de sentidos midiatizados pela comunicação no espaço social.

 

Revisor técnico e ortográfico: Ms. Manassés Morais Xavier (UFCG/UFPB)

Downloads

Publicado

2016-09-25

Como Citar

Nascimento, R. N. A. (2016). Simbologias da ficção: Tenda dos Milagres e as representações do candomblé. Conexão - Comunicação E Cultura, 15(29). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/3545

Edição

Seção

Artigos