Análise bibliométrica das produções acadêmicas brasileiras sobre jornalismo científico e difusão científica durante o período de 2007 a 2013
Palavras-chave:
Jornalismo Científico, Ciência, Difusão científica, Bibliometria.Resumo
O presente artigo traz os resultados do estudo “O Conhecimento do Jornalismo em difusão científica” desenvolvido junto ao LabJor/Unicamp, o qual busca sintetizar a contribuição das pesquisas relativas a jornalismo e difusão científica disponibilizadas no portal BDTD/IBICT, incluindo dissertações e teses, no período de publicação entre 2007 e 2013. Para o levantamento de dados utilizou-se o método de bibliometria, que analisa descritivamente os resultados das pesquisas produzidas para a construção do conhecimento na área. A discussão teórica pauta-se em jornalismo científico, conhecimento, difusão científica e ciência. Resultados parciais apontam para construção de um campo de pesquisa em jornalismo científico localizado na região Sudeste, ao considerar teses e dissertações há uma maior concentração de produções científicas desenvolvidas em cursos de pós-graduação interdisciplinares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).