A vida que “fala” em Harry Potter – Uma proposta de análise das relações dialógicas do discurso

Autores

  • Marco Polo Henriques ECA-USP
  • Maria Cristina Palma Mungioli ECA-USP

Palavras-chave:

o autor e o herói, Harry Potter, dialogismo, produção de sentido, comunicação e recepção de leitura

Resumo

Resumo: O presente artigo detém-se na análise de elementos discursivos extraídos dos sete volumes que integram série Harry Potter (edição brasileira), visando identificar características relacionadas à construção de mecanismos de responsividade (BAKHTIN, 1997). Rastreamos as relações de produção de sentido que se estabelecem entre o discurso da obra – a narrativa criada, com ênfase na figura do herói Harry Potter – e seus destinatários, os adolescentes contemporâneos, desvelando um complexo de forças dialógicas que se confrontam e produzem significações. O artigo apresenta alguns pressupostos que embasam uma das etapas de projeto de pesquisa que prevê a realização de estudo de recepção com leitores moradores de Paraisópolis, em São Paulo.

Palavras-chave: O Autor e o Herói. Harry Potter. Dialogismo. Produção de Sentido. Comunicação e Recepção de Leitura.

 

Abstract: The present article analyzes discursive elements of the seven volumes that make up the Harry Potter literary work (Brazilian edition), in an attempt to identify characteristics concerning the notion of answerability, as defined by Mikhail Bakhtin. We track the relations involving the construction of meaning that are established between the speech in the referred literary work – Harry Potter’s created narrative, particularly focusing on the hero’s figure – and its recipients, contemporary teenage readers. This view unfolds dialogical forces that confront each other and produce their own meanings. These assumptions will lend support for a reception study that involves teenage readers from the Paraisópolis community in São Paulo.

 

Keywords: The Author and the Hero. Harry Potter. Dialogism. Production of Meaning. Mass Communication and Reader’s Reception.

Biografia do Autor

Marco Polo Henriques, ECA-USP

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação – PPGCOM, da Escola de Comunicações e Artes – ECA, Universidade de São Paulo – USP. Bolsista CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). E-mail: marcopolorh@usp.br. 

Maria Cristina Palma Mungioli, ECA-USP

Professora doutora da Escola de Comunicações e Artes – USP, onde ministra aulas em cursos de graduação e pós-graduação (stricto sensu). É coordenadora do GP Ficção Seriada da Intercom e pesquisadora do Centro de Estudos de Telenovela da ECA-USP e do OBITEL - Observatório Ibero-americano de ficção televisiva. E-mail: crismungioli@usp.br. 

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Publicado

2014-04-15

Como Citar

Henriques, M. P., & Palma Mungioli, M. C. (2014). A vida que “fala” em Harry Potter – Uma proposta de análise das relações dialógicas do discurso. Conexão - Comunicação E Cultura, 13(25). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/2482