A vida que “fala” em Harry Potter – Uma proposta de análise das relações dialógicas do discurso
Palavras-chave:
o autor e o herói, Harry Potter, dialogismo, produção de sentido, comunicação e recepção de leituraResumo
Resumo: O presente artigo detém-se na análise de elementos discursivos extraídos dos sete volumes que integram série Harry Potter (edição brasileira), visando identificar características relacionadas à construção de mecanismos de responsividade (BAKHTIN, 1997). Rastreamos as relações de produção de sentido que se estabelecem entre o discurso da obra – a narrativa criada, com ênfase na figura do herói Harry Potter – e seus destinatários, os adolescentes contemporâneos, desvelando um complexo de forças dialógicas que se confrontam e produzem significações. O artigo apresenta alguns pressupostos que embasam uma das etapas de projeto de pesquisa que prevê a realização de estudo de recepção com leitores moradores de Paraisópolis, em São Paulo.
Palavras-chave: O Autor e o Herói. Harry Potter. Dialogismo. Produção de Sentido. Comunicação e Recepção de Leitura.
Abstract: The present article analyzes discursive elements of the seven volumes that make up the Harry Potter literary work (Brazilian edition), in an attempt to identify characteristics concerning the notion of answerability, as defined by Mikhail Bakhtin. We track the relations involving the construction of meaning that are established between the speech in the referred literary work – Harry Potter’s created narrative, particularly focusing on the hero’s figure – and its recipients, contemporary teenage readers. This view unfolds dialogical forces that confront each other and produce their own meanings. These assumptions will lend support for a reception study that involves teenage readers from the Paraisópolis community in São Paulo.
Keywords: The Author and the Hero. Harry Potter. Dialogism. Production of Meaning. Mass Communication and Reader’s Reception.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).