De volta à prancheta: a pesquisa sobre objetividade da informação em três estudos contemporâneos de jornalismo

Autores

  • Luís Mauro Sá Martino Faculdade Cásper Líbero

Palavras-chave:

Teoria da Comunicação, Jornalismo, Objetividade, Ética, Epistemologia

Resumo

O tema da objetividade é frequentemente deixado de lado por estudos que a consideram “impossível” ou “sem importância”. No entanto, nos últimos cinco anos, pelo menos três livros de pesquisadores brasileiros retornam à questão a partir de um novo ponto de vista. Este texto toma esses livros como ponto de partida para discutir duas dimensões da questão: (1) o aspecto epistemológico, que lida com a possibilidade de um conhecimento objetivo da realidade; (2) o problema ético-prático, relacionado com a atitude do profissional diante do fato a ser narrado. Finalmente, (3) propõe-se que a discussão da objetividade seja trabalhado em seu aspecto multifatorial com vistas à melhor compreensão de suas implicações práticas.

Biografia do Autor

Luís Mauro Sá Martino, Faculdade Cásper Líbero

Graduado em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero (1998). Mestre (2001) e Doutor (2004) em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor da Faculdade Casper Líbero - graduação, pós lato sensu e mestrado. Professor no curso de Música da Faculdade Cantareira. Sua área de pesquisa é Comunicação, focalizando em particular nas áres dos Estudos de Recepção e Identidade, Mídia e Religião, Produção de notícias, Entretenimento e Jornalismo.

Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2014-04-15

Como Citar

Martino, L. M. S. (2014). De volta à prancheta: a pesquisa sobre objetividade da informação em três estudos contemporâneos de jornalismo. Conexão - Comunicação E Cultura, 13(25). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/2360