De volta à prancheta: a pesquisa sobre objetividade da informação em três estudos contemporâneos de jornalismo
Palavras-chave:
Teoria da Comunicação, Jornalismo, Objetividade, Ética, EpistemologiaResumo
O tema da objetividade é frequentemente deixado de lado por estudos que a consideram “impossível” ou “sem importância”. No entanto, nos últimos cinco anos, pelo menos três livros de pesquisadores brasileiros retornam à questão a partir de um novo ponto de vista. Este texto toma esses livros como ponto de partida para discutir duas dimensões da questão: (1) o aspecto epistemológico, que lida com a possibilidade de um conhecimento objetivo da realidade; (2) o problema ético-prático, relacionado com a atitude do profissional diante do fato a ser narrado. Finalmente, (3) propõe-se que a discussão da objetividade seja trabalhado em seu aspecto multifatorial com vistas à melhor compreensão de suas implicações práticas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).