Comunicação organizacional e pressupostos da comunicação integrada: a experiência em uma universidade na implementação/reestruturação do jornal institucional
Palavras-chave:
comunicação organizacional, comunicação integrada, comunicação em universidadesResumo
A gestão da comunicação organizacional precisa considerar a cultura da organização, para que então elabore o planejamento estratégico comunicacional. A comunicação, nessa perspectiva, tem importância fundamental uma vez que se torna o meio condutor pelo qual a organização constrói/desconstrói e perpetua sua imagem. Nesse sentido, este estudo tem por objetivo resgatar as teorias referentes à comunicação organizacional e os pressupostos da comunicação integrada, bem como relata a experiência de uma universidade no Rio Grande do Sul quando implementou/reestruturou o jornal institucional. O relato demonstra, claramente, que a instituição não possui políticas de comunicação definidas. Para fins de construção do arcabouço teórico que norteou este estudo, foram considerados os conceitos produzidos por Kunsch (2003); Bueno (2003), dentre outros pesquisadores do tema.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).