Balanços Sociais: entre a promoção de marketing e a responsabilidade social
Palavras-chave:
comunicação, Balanço Social, responsabilidade social, marketing, discursoResumo
O texto apresenta uma análise dos Balanços Sociais (BSs) de nove organizações que atuam no Estado do Rio Grande do Sul. É resultado de uma pesquisa que, sob o Paradigma da Complexidade (Morin), refletiu sobre a noção de Balanço Social, suas implicações e, particularmente, sobre a significação que recebia no sistema sociocultural. Assim, aqui, realiza-se uma análise no sentido de compreender/explicar, a partir do discurso materializado nos BSs, em marcas de linguagem, se eles se caracterizam como “balanços” (sentido contábil) ou como peça de comunicação estratégica de marketing. Como principal resultado, afirma-se que os denominados BSs caracterizam-se por ser, fundamentalmente, demonstrativos das ações/investimentos realizados pelas organizações na área sociocultural e no meio ambiente.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).