“A liberdade exige muito sangue nessas terras”: o rap proibido em rádios de Quelimane
Palavras-chave:
Quelimane. Rap. Liberdade. Censura. Rádios.Resumo
O artigo analisa o silenciamento recebido pelas músicas de rap na cidade de Quelimane, em Moçambique. As rádios locais têm por hábito reproduzir as músicas dos artistas da cidade, gratuitamente. Essa prática é vetada em canções que contém críticas ao governo. Os rappers Tchaka e The Bona tiveram grande parte das suas músicas divulgadas na mídia. As exceções foram em casos de composições que continham críticas ao governo. O radialista V_Snap inclusive foi demitido da Rádio Paz, em 2013, por reproduzir a música Balanço Geral, do rapper Tchaka. Em 2019, a música Depoimento, também de Tchaka, e que pede investigação em notório caso de corrupção, deixou de ser reproduzida em três emissoras locais, em menos de uma semana. Já em 2021, a canção Escravagista, do rapper The Bona, sequer chegou a ser veiculada nas emissoras.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).