Análise da relação de poder como marcador social com base no conto O Espelho, de Machado de Assis
Palavras-chave:
Cultura. Identidade. Literatura. Sociedade Brasileira.Resumo
O presente artigo versa sobre a relação de poder e a identidade nacional presentes na obra de Machado de Assis, marcadores sociais na cultura brasileira. A partir do conto O Espelho, busca-se analisar a forma como este binômio aparece no texto e como traços da sociedade brasiliense são representados a partir de tal narrativa. Com base nos estudos de Raymundo Faoro (2001) e de Sérgio Buarque de Holanda (1995), este estudo utiliza como método de pesquisa a análise de discurso com intuito de refletir sobre a forma como a literatura retrata comportamentos, muitas vezes rejeitados pela população, ao construir as suas histórias e personagens. O texto tem como corpus o trecho onde o personagem Alferes entra em conflito com a sua imagem refletida no espelho, o que permite um aprofundamento da discussão em torno da relação de poder, um elemento que integra a identidade do corpo social brasileiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).