Acontecimento em rede, memes e semiose: o caso Patrícia Moreira
Palavras-chave:
Acontecimento. Redes digitais. Memes. Semiose. Semiosfera.Resumo
O trabalho analisa algumas semioses decorrentes do acontecimento em que torcedora do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense foi flagrada exclamando injúrias racistas ao então goleiro do Santos, Aranha, em partida pela Copa do Brasil ocorrida no ano de 2014. Constituído através de trama midiática que envolvem diferentes dispositivos e plataformas, o acontecimento intensificou-se por conta dos processos em redes digitais e gerou uma diversidade de textos reveladores de dinâmicas culturais em franca exacerbação no mundo contemporâneo. Toda uma ambiência memética, com especificidades próprias da cultura digital, é delineada na tessitura desse acontecimento em rede, que também problematiza estruturas atávicas da sociedade. Desse modo, o objetivo principal é o de produzir ensaio analítico a partir de articulações teóricas entre acontecimento, semioses e perspectivas meméticas, através da aproximação de conceitos oriundos da obra de C. S Peirce e Yuri Lotman. A análise leva em consideração a dimensão semiótica dos memes, as potencialidades das semioses desencadeadas e interfaces com o sistema jornalístico. Conclui-se que determinadas estruturas da sociedade, como racismo e sexismo, são objetos dinâmicos em atividade, que acionam em semioses tensas na semiosfera.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).