Suicídio na mídia: análise etnográfica a partir de um grupo de facebook
Palavras-chave:
Mídia. Suicídio. Produção de conteúdo. Dispositivos. Juventude.Resumo
Este artigo ancora-se na abordagem metodológica de etnografia para a internet (HINE, 2015), centrando-se na observação de relatos de jovens do grupo Suicida, no Facebook. Os dados etnográficos refletem a interdição desse fenômeno social, questão que resultou na seguinte proposta: apontar e questionar diretrizes de silenciamento na mídia para pensar a prevenção do suicídio. Evidenciamos narrativas histórico-culturais que cristalizam e revitalizam a produção de conteúdo midiático sobre o tema. Com isso, buscou-se rever lógicas que colaboram para o interdito. As narrativas sobre suicídio na mídia exercem papel determinante com o tipo de visibilidade direcionada à temática, gerando respostas positivas e/ou negativas. Nesse sentido, a análise argumenta que as dinâmicas de silenciamento são incorporadas na produção de conteúdo midiático a partir da manutenção de discursos que podem ser repensados sob ótica ambivalente.
Identificador Digital Object Identifier: 1018226/21782687.V19.N37.07
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