Suicídio na mídia: análise etnográfica a partir de um grupo de facebook

Autores

  • Aline Amaral Paz
  • Sandra Rúbia da Silva

Palavras-chave:

Mídia. Suicídio. Produção de conteúdo. Dispositivos. Juventude.

Resumo

Este artigo ancora-se na abordagem metodológica de etnografia para a internet (HINE, 2015), centrando-se na observação de relatos de jovens do grupo Suicida, no Facebook. Os dados etnográficos refletem a interdição desse fenômeno social, questão que resultou na seguinte proposta: apontar e questionar diretrizes de silenciamento na mídia para pensar a prevenção do suicídio. Evidenciamos narrativas histórico-culturais que cristalizam e revitalizam a produção de conteúdo midiático sobre o tema. Com isso, buscou-se rever lógicas que colaboram para o interdito. As narrativas sobre suicídio na mídia exercem papel determinante com o tipo de visibilidade direcionada à temática, gerando respostas positivas e/ou negativas. Nesse sentido, a análise argumenta que as dinâmicas de silenciamento são incorporadas na produção de conteúdo midiático a partir da manutenção de discursos que podem ser repensados sob ótica ambivalente.

Identificador Digital Object Identifier: 1018226/21782687.V19.N37.07


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Publicado

2021-07-02

Como Citar

Amaral Paz, A., & Rúbia da Silva, S. (2021). Suicídio na mídia: análise etnográfica a partir de um grupo de facebook. Conexão - Comunicação E Cultura, 19(37). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/10185