Maternidade, traições, sexualidades e violências nas classes altas: uma análise temporal de telenovelas de Glória Perez

Autores

Palavras-chave:

Comunicação e Consumo, Telenovela, Estudos Feministas e de Gênero, Estudos de Linguagem

Resumo

A telenovela tece um permanente diálogo com a vida cotidiana. Opera pela dicotomia, ora reforça valores hegemônicos, ora transgride ao trazer temas considerados polêmicos, mas que retratam a realidade de minorias. Seus textos refletem e retratam a memória social, a intertextualidade que atravessa o tempo e se manifesta no esquecimento. À luz dos Estudos Feministas e de Gênero e da Análise do Discurso de Linha Francesa,  propomos analisar os discursos sobre mulheres  das classes altas em duas telenovelas de  Glória Perez, Barriga de Aluguel (Globo, 1990) e  A Força do Querer (Globo, 2017), com o intuito de verificar como os discursos se transformaram ao longo de 27 anos. 

Biografia do Autor

Maria Amélia Paiva Abrão, ESPM-SP

Doutora e Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM-SP, com Doutorado Sanduíche no dept. de Comunicação do Boston College (Capes PDSE no 47/ 2017). Especialista em Marketing, com MBA Executivo (ESPM-SP). Pesquisadora dos Grupos CNPq de Pesquisa: Comunicação, Consumo e Identidades Socioculturais (CiCO), coordenado pela Profa. Dra. Marcia Tondato, e Inovações e Rupturas na Ficção Televisiva (UAM). E-mail: amelia.abrao@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-10-01

Como Citar

Abrão, M. A. P. (2021). Maternidade, traições, sexualidades e violências nas classes altas: uma análise temporal de telenovelas de Glória Perez. ANTARES: Letras E Humanidades, 13(30), 328–363. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9940

Edição

Seção

FEMINISMOS E SEXUALIDADES NA CONTEMPORANEIDADE