Resistência, empoderamento e subjetividade da mulher negra no videoclipe “Dona de mim”, de Iza

Autores

  • Pâmella Rochelle Rochanne Dias de Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Francinaldo Rita da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Francisco Vieira da Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Palavras-chave:

Discurso, Empoderamento, Subjetividade, Mulher negra, Feminismo negro

Resumo

Este trabalho se propõe a analisar discursivamente a resistência, o empoderamento e a subjetividade da mulher negra no videoclipe “Dona de mim” (2018), da cantora brasileira Iza. Ampara-se teoricamente nos postulados de Michel Foucault acerca do discurso, enunciado, poder, da subjetividade, num diálogo com os estudos étnico-raciais e com o feminismo negro. A análise aponta que a representação da mulher negra ganha outros contornos no videoclipe, na medida em que esta mulher passa a se libertar de antigas amarras que aprisionavam sua existência, demandando um trabalho de transformação de si, pela via da resistência e do empoderamento feminino.  

Biografia do Autor

Pâmella Rochelle Rochanne Dias de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Francinaldo Rita da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) da associação entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) da associação entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Downloads

Publicado

2021-10-01

Como Citar

Dias de Oliveira, P. R. R., Rita da Silva, F., & Vieira da Silva, F. (2021). Resistência, empoderamento e subjetividade da mulher negra no videoclipe “Dona de mim”, de Iza. ANTARES: Letras E Humanidades, 13(30), 234–264. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9899

Edição

Seção

FEMINISMOS E SEXUALIDADES NA CONTEMPORANEIDADE