Os efeitos das relações de poder discursivo nos protagonistas da obra Lolita, de Vladimir Nabokov: o silenciamento da voz feminina

Autores

Palavras-chave:

Discurso, Narrativa, Patriarcado, Poder, Silenciamento.

Resumo

O silenciamento da voz de Dolores Haze – personagem de Vladimir Nabokov em Lolita (2011) – é problematizado nesta pesquisa, sob Orlandi (1997), pois existem poderes que a oprimem, que sexualizam o seu corpo infantil e que romantizam os abusos sexuais sofridos por ela, praticados pelo seu padrasto, Humbert, o narrador-personagem. Através da noção de poder e discurso em Foucault (1996, 2003), identificam-se os efeitos em Dolores e Humbert dos poderes discursivos que os englobam. Ademais, analisa-se como a narrativa na obra insere a personagem em um plano monológico e como o narrador consegue partir do monológico para o polifônico, fundamentando-se em Bakhtin (1998, 2003, 2013) que reflete sobre a multiplicidade de vozes num discurso.

Biografia do Autor

Bruna Marcely Andrade Azevedo Oliveira, UNIVESIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Graduada no Curso de Licenciatura Plena em Letras Língua Portuguesa do Departamento de Língua e Literatura no Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará. Professora Voluntária em Língua Portuguesa no Cursinho Pré-Vestibular da Universidade Federal do Pará. Estudante do Curso de Libras - Nível Básico no Instituto IEPA. Participante do Grupo de Estudos em Linguagens e Práticas Educacionais da Amazônia.

Valéria Cristian Soares Ramos da Silva, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1999) com especialização em Língua Portuguesa pela mesma Universidade (2002). Mestrado em Gestão Pública (2010) e Doutorado em Ciências da Linguagem-Linguística pela Universidade do Porto - Portugal (2018). Professora Assistente da Universidade do Estado do Pará - UEPA, ministrando disciplinas ligadas a área de Língua Portuguesa, Linguística e Formação de Professores (Estágio Supervisionado, Prática docente). Membro do Grupo de Estudos em Linguagens e Práticas Educacionais da Amazônia/GELPEA. Membro/Colaborador do Centro de Linguística da Universidade do Porto/CLUP. Profissional com experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística e Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa e na área de Gestão Pública.

Downloads

Publicado

2021-10-01

Como Citar

Oliveira, B. M. A. A., & Silva, V. C. S. R. da. (2021). Os efeitos das relações de poder discursivo nos protagonistas da obra Lolita, de Vladimir Nabokov: o silenciamento da voz feminina. ANTARES: Letras E Humanidades, 13(30), 424–457. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9811

Edição

Seção

FEMINISMOS E SEXUALIDADES NA CONTEMPORANEIDADE