Comemorar para relembrar: memórias e representações literárias sobre deslocamentos migratórios no Vale do Itajaí (SC)

Autores

Palavras-chave:

Migrações, memórias, representações literárias, identidade, laboriosidade

Resumo

Os estudos sobre literatura e humanidades estão pautados na análise crítica entre as relações culturais e os laços criados entre as distintas temporalidades operadas pelos mecanismos de memória, no tocante à vida cotidiana e à cultura durante a recriação de novos vínculos de enraizamento. Em consonância com tais princípios analíticos, o objetivo do artigo que ora se apresenta consiste em problematizar os processos migratórios nas representações literárias nas ocasiões comemorativas do cinquentenário e do centenário da migração italiana (1900/1975) para o Vale do Itajaí, nas localidades catarinenses de Rodeio, Ascurra e Rio dos Cedros, explorando a dialética dos deslocamentos no âmbito das relações culturais com nacionais, indígenas e poloneses.

Biografia do Autor

Cristina Ferreira, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutora em História Social (UNICAMP) e Professora de História do Brasil Império e República do Departamento de História da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Coordenadora do Centro de Memória Oral e Pesquisa - CEMOPE, com pesquisas na área de Literatura, História e Memória.

Gabriel Dalmolin, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Graduado em História pela FURB, com especialização em Metodologia de Ensino de História e História da Cultura Afro-brasileira. Professor de História no ensino fundamental em SC.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Ferreira, C., & Dalmolin, G. (2021). Comemorar para relembrar: memórias e representações literárias sobre deslocamentos migratórios no Vale do Itajaí (SC). ANTARES: Letras E Humanidades, 13(29), 203–223. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9694

Edição

Seção

DESLOCAMENTOS, MIGRAÇÕES, ESPAÇOS: REPRESENTAÇÕES LITERÁRIAS