“Camilo”, de Alejandro Zambra: representações do exílio na leitura do intervalo

Autores

Palavras-chave:

Exílio, ditadura, Alejandro Zambra, conto contemporâneo, João Alexandre Barbosa, Ricardo Piglia

Resumo

O presente artigo propõe a análise do conto contemporâneo “Camilo”, de Alejandro Zambra, publicado na coletânea Meus documentos (2015). A questão que aqui se discute é em que medida as estratégias de construção narrativa metaforizam o tema do exílio. O conto é de caráter fragmentário e pela sobreposição de narrativas nos apresenta o amálgama que compõe as trajetórias de Camilo e do narrador. No curso dessas histórias emergem os efeitos da experiência do exílio nas diferentes personagens. A metodologia que orienta esta análise baseia-se na leitura do intervalo, conforme postulado pelo crítico brasileiro João Alexandre Barbosa (1990), aliada à teoria do conto proposta pelo escritor e crítico argentino Ricardo Piglia (2004).

Biografia do Autor

Amanda Lacerda de Lacerda, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Amanda Lacerda de Lacerda é especialista em Estudos Brasileiros e mestranda do Programa de Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Desenvolve pesquisa na área de Literatura Contemporânea financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES, processo nº 88887.499117/2020-00).

Leila Cristina de Melo Darin, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Leila Cristina de Mello Darin é Professora Doutora na PUC-SP, onde atua na Graduação em Letras-Tradução Inglês-Português e no Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária. Seus principais interesses de pesquisa situam-se nas áreas de Teoria e Prática da Tradução, Formação de Tradutores, Literatura Comparada e Tradução Literária.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Lacerda, A. L. de, & Darin, L. C. de M. (2021). “Camilo”, de Alejandro Zambra: representações do exílio na leitura do intervalo. ANTARES: Letras E Humanidades, 13(29), 150–164. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9641

Edição

Seção

DESLOCAMENTOS, MIGRAÇÕES, ESPAÇOS: REPRESENTAÇÕES LITERÁRIAS