Os Tambores Silenciosos e o Novo Romance Histórico

Autores

  • Alencar Guth Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palavras-chave:

Novo Romance Histórico, Realismo Maravilhoso, insólito

Resumo

No século XX, a América Latina viu surgir um novo tipo de romance histórico e, a partir disso, Menton (1993) delineou seis traços que podem caracterizar o que chamou de novo romance histórico. Com esses traços, analisamos a obra Os Tambores Silenciosos, de Josué Guimarães, que mescla o real e o maravilhoso para retratar uma cidade fictícia do Rio Grande do Sul, em 1936, um espaço tomado pelo autoritarismo. Cotejamos a teoria de Menton (1993) com o contexto histórico narrado, com o momento da publicação da obra e com noções de realismo maravilhoso (CARPENTIER, 1985; 1987; CHIAMPI, 1973; MONEGAL, 1973), de autor- e leitor-modelo (ECO, 1994), de utopia e heterotopia (FOUCAULT, 2009), e dos conceitos bakhtinianos de dialogismo, heteroglossia, carnavalização e paródia.

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Publicado

2021-04-30

Como Citar

Guth, A. (2021). Os Tambores Silenciosos e o Novo Romance Histórico. ANTARES: Letras E Humanidades, 13(29), 391–413. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9569

Edição

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SEÇÃO GERAL