Sedimentos de alteridade em Le fou d’Omar, de Abla Farhoud

Autores

Palavras-chave:

Abla Farhoud, Le fou d’Omar, alteridade, narrativa de identidade, literatura de imigração

Resumo

Nascida em 1945 no Líbano, Abla Farhoud é uma escritora quebequense, autora de peças e romances, que vem contribuindo substancialmente para a inovação da literatura canadense em francês. Seu romance Le fou d’Omar, publicado em 2005, aborda questões importantes para os debates desse espaço literário, representando as experiências dos fluxos migratórios e das políticas de pertencimento no Quebec. Narrado em grande parte a partir da perspectiva de membros de uma família libanesa, o romance aborda questões da diferença e seu processamento. Nesse sentido, este artigo deseja discutir a figuração de alteridade, tendo como foco a língua e a identidade.

Biografia do Autor

Dionei Mathias, Professor do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal de Santa Maria.

Professor do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal de Santa Maria. Doutor Letras pela Universidade de Hamburgo e Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Mathias, D. (2021). Sedimentos de alteridade em Le fou d’Omar, de Abla Farhoud. ANTARES: Letras E Humanidades, 13(29), 4–15. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9476

Edição

Seção

DESLOCAMENTOS, MIGRAÇÕES, ESPAÇOS: REPRESENTAÇÕES LITERÁRIAS