José Saramago em cordel: a memória do escritor na lira sertaneja de Medeiros Braga

Autores

  • Ciro Leandro Costa Fonseca (UERN) Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Pedro Fernandes Oliveira Neto (UERN) Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Hibridização. Literatura Erudita. Literatura Popular. Memória.

Resumo


O poeta popular Medeiros Braga é economista e trabalha como técnico junto às comunidades rurais do interior da Paraíba, na região de Campina Grande. Desse convívio com os valores e a memória coletiva das camadas populares extrai a matéria-prima da sua produção cordelista, que é voltada para a transmissão memorial do legado de escritores como José Saramago, Ariano Suassuna e Patativa do Assaré. Essa relação entre a literatura erudita e a memória popular resulta de uma intersecção em que o ponto de vista das comunidades populares sobre escritores como José Saramago é matéria-prima da literatura de cordel. Nesse sentido, ancorados em Ayala (1997) e Penalva (2005), compreendemos que o poema José Saramago em cordel: um lutador coerente é resultado de uma hibridização, em que o popular e o erudito não se opõem, mas se complementam e nesse diálogo se localiza a literatura do cordelista ora posto em análise, concluindo ser sua obra representativa de memória e de identidades culturais.

Biografia do Autor

Ciro Leandro Costa Fonseca (UERN), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Pedro Fernandes Oliveira Neto (UERN), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Aluno no Doutorado em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e professor do Departamento de Letras Vernáculas da Faculdade de Letras e Artes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

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Publicado

2012-01-05

Como Citar

Fonseca (UERN), C. L. C., & Oliveira Neto (UERN), P. F. (2012). José Saramago em cordel: a memória do escritor na lira sertaneja de Medeiros Braga. ANTARES: Letras E Humanidades, 3(6), 70–83. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/926

Edição

Seção

LETRAS: DIÁLOGOS TRANSDISCIPLINARES