A representação da mulher e da maternidade negra em "Sabina", de Machado de Assis

Autores

  • Denise Lima Santiago Figueiredo Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Paulo Roberto Alves dos Santos Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Palavras-chave:

Mulher negra, Estudos literários, História da literatura, Literatura afro-brasileira

Resumo

A contemporaneidade traz epistemologias que visibilizam a discussão em torno de literaturas que foram universalizadas sob um aspecto ideológico, que disseminavam representações centradas em interesses hegemônicos. A mulher negra encontrou, nesse âmbito literário, configurações que assentissem o estereótipo perpetrado pela sociedade patriarcal: ora a mulata hipersensualizada, pronta para o sexo, ora a negra subserviente, mantenedora da eurodescendência. Assim, faz-se necessário vislumbrar obras que, mesmo demasiadamente estudadas, ainda guardam perspectivas que podem ser observadas por saberes como o feminismo voltado para especificidades das mulheres negras. Para tanto, neste artigo, Machado de Assis, universalizado como indiferente às discussões étnico-raciais, é retomado a partir de uma interpretação diametralmente colocada, com aportes teóricos que visibilizam o olhar machadiano direcionado à memória de seu tempo, sobretudo em relação ao feminino negro escravizado.

Biografia do Autor

Denise Lima Santiago Figueiredo, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutoranda em Letras pelo PPGL da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com ênfase em Estudos Literários. Mestra em Letras - Linguagens e Representações pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).Integrante do Núcleo de Estudos Literários e Musicológicos da UFES (NELM).

Paulo Roberto Alves dos Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutor em Lingüística e Letras. Professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). 

Downloads

Publicado

2020-10-03

Como Citar

Santiago Figueiredo, D. L., & dos Santos, P. R. A. (2020). A representação da mulher e da maternidade negra em "Sabina", de Machado de Assis. ANTARES: Letras E Humanidades, 12(27), 122–142. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/8792

Edição

Seção

ESTUDOS LITERÁRIOS