Considerações acerca da recepção e do engajamento político em Deus não é tímido (2017), de Olga Grjasnowa

Autores

  • Monique Cunha de Araujo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Keberson Bresolin Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pelotas. http://orcid.org/0000-0001-5773-3270

Palavras-chave:

Política da literatura, Olga Grjasnowa, Engajamento

Resumo

Este artigo investiga a obra Gott ist nicht schüchten [Deus não é tímido], de Olga Grjasnowa, publicada em 2017, partindo da hipótese de um engajamento político, baseada em elementos que podem ser identificados no texto, como efeitos pedagógicos morais, uma intencionalidade autoral tangenciada a uma política de empatia e um convite à reflexão social. Alicerçada na discussão sobre uma política da literatura e seus tensionamentos, esta pesquisa sustenta-se na análise das transformações de tendências político-literárias contemporâneas, na ótica de uma recente literatura do exílio de língua alemã e visando o entendimento, sobretudo, das condições do engajamento político e de sua recepção nesse contexto.

Biografia do Autor

Monique Cunha de Araujo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda na linha de pesquisa “Teoria, Crítica e Comparatismo” do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista do DAAD [Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico].

Keberson Bresolin, Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pelotas.

Keberson Bresolin possui graduação em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (2005). Mestre pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006/I - 2007/II). Doutorado sandwich na PUCRS e na Eberhard Karls Universität Tübingen. Pós-doutorado na Eberhard Karls Universität Tübingen. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Filosofia e membro do Programa de Pós-graduação em Filosofia na Universidade Federal de Pelotas.

Downloads

Publicado

2020-10-03

Como Citar

Araujo, M. C. de, & Bresolin, K. (2020). Considerações acerca da recepção e do engajamento político em Deus não é tímido (2017), de Olga Grjasnowa. ANTARES: Letras E Humanidades, 12(27), 184–198. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/8767

Edição

Seção

ESTUDOS LITERÁRIOS