Amazônia e imaginário social da infância marginalizada em Castanha do Pará

Autores

  • Ellen Aline da Silva de Sousa Universidade Federal do Pará http://orcid.org/0000-0001-7890-8121
  • Francisco Pereira Smith Junior Universidade Federal do Pará
  • Marcelo do Vale Oliveira Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Imaginário. Graphic novel. Amazônia. Marginalização.

Resumo

Este artigo faz a análise do texto literário Castanha do Pará (2018), de Gidalti Moura Jr., o qual busca averiguar o imaginário social da infância marginalizada presente na obra, pautando-se nos pressupostos da literatura comparada. A graphic novel narra o personagem Castanha, um menino-urubu que sobrevive nas ruas do mercado Ver-o-Peso, em Belém do Pará. A análise volta-se para três aspectos da obra: a infância, a marginalização e a zoomorfização, visto que caracterizam o personagem enquanto menino em condição de rua e que compõem as figurações da cidade por onde Castanha percorre. Observa-se a condição marginal do menino enquanto forma de sobrevivência, e ainda a ineficácia das políticas públicas em impedir que esses grupos estejam em situações de exclusão e violência.

Biografia do Autor

Ellen Aline da Silva de Sousa, Universidade Federal do Pará

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA), bolsista CAPES/CNPq, membro do Grupo de Estudos de Literatura Comparada do Nordeste Paraense (GELCONPE).

Francisco Pereira Smith Junior, Universidade Federal do Pará

Professor Dr. da Faculdade de Letras e do Programa de Pós-graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA), coordenador do Grupo de Estudos de Literatura Comparada do Nordeste Paraense (GELCONPE).

Marcelo do Vale Oliveira, Universidade Federal do Pará

Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal do Pará (PPGSA/IFCH/UFPA), atua como Técnico em Assuntos Educacionais, no Campus Universitário de Bragança (UFPA).

Downloads

Publicado

2020-09-05

Como Citar

da Silva de Sousa, E. A., Smith Junior, F. P., & Oliveira, M. do V. (2020). Amazônia e imaginário social da infância marginalizada em Castanha do Pará. ANTARES: Letras E Humanidades, 12(26), 170–187. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/8518

Edição

Seção

ESTUDOS LITERÁRIOS