A inter-relação entre os níveis interpessoal, representacional e morfossintático para a expressão da modalidade volitiva nos discursos do Papa Francisco

Autores

  • André Silva Oliveira (UFC) Universidade Federal do Ceará (UFC). http://orcid.org/0000-0003-3448-0658
  • Nadja Paulino Pessoa Prata (UFC) Universidade Federal do Ceará (UFC).
  • Sandra Denise Gasparini-Bastos (UNESP) Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Palavras-chave:

Gramática Discursivo-Funcional, Componente Gramatical, Modalidade Volitiva, Língua espanhola.

Resumo

Este artigo propõe-se a investigar, à luz dos pressupostos teóricos da Gramática Discursivo-Funcional (GDF), a inter-relação entre os Níveis Interpessoal, Representacional e Morfossintático para a instauração da modalidade volitiva, com base nos discursos do Papa Francisco que foram proferidos em língua espanhola. Para isso, propomos descrever e analisar a modalidade volitiva com base na posição do falante em relação ao enunciador construído no discurso, o tipo de ilocução, os valores modais da volição, a fonte e o alvo da atitude modal, o tempo e modo verbais e os meios de expressão linguística.

Biografia do Autor

André Silva Oliveira (UFC), Universidade Federal do Ceará (UFC).

Especialista em Retórica e Argumentação (UNIARA). Mestre em Linguística (UFC). Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (PPGL/UFC).

Nadja Paulino Pessoa Prata (UFC), Universidade Federal do Ceará (UFC).

Profa. Dra. Associada I da Universidade Federal do Ceará, vinculada ao Departamento de Letras Estrangeiras - DLE (Unidade de Espanhol) (UFC).

Sandra Denise Gasparini-Bastos (UNESP), Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Profa. Dra. Assistente de Língua Espanhola do Departamento de Letras Modernas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Câmpus de São José do Rio Preto (UNESP).

Downloads

Publicado

2020-05-06

Como Citar

Oliveira (UFC), A. S., Prata (UFC), N. P. P., & Gasparini-Bastos (UNESP), S. D. (2020). A inter-relação entre os níveis interpessoal, representacional e morfossintático para a expressão da modalidade volitiva nos discursos do Papa Francisco. ANTARES: Letras E Humanidades, 12(25), 220–243. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/8217

Edição

Seção

SEÇÃO GERAL