A Linguística de Corpus como recurso metodológico para investigar a metaforicidade dos phrasal verbs

Autores

  • Samanta Kélly Menoncin Pierozan (UCS)

Palavras-chave:

Linguística de Corpus. COCA. Phrasal verbs. Linguística Aplicada.

Resumo

Este artigo demonstra a Linguística de Corpus como um recurso metodológico para efetuar a coleta de dados autênticos e representativos para uma pesquisa maior em Linguística Aplicada – Pierozan (2015). Trata-se de uma proposta que possibilita identificar os phrasal verbs (PVs) mais frequentes no corpus The Corpus of Contemporay American English (COCA), apresentando os procedimentos realizados para a extração de concordâncias associadas. O procedimento aqui apresentado foi delineado de modo a atender objetivos previamente estipulados, no caso:  a investigação da metaforicidade de PVs sob a ótica da semântica cognitiva, em especial os que dizem respeito às partículas up e down. A estrutura delineada neste trabalho serve como um tutorial para outras pesquisas de interesse comum.

Biografia do Autor

Samanta Kélly Menoncin Pierozan (UCS)

Doutora em Letras (UCS/UniRitter - Bolsista Capes/Prosuc); Mestre em Linguística Aplicada (UNISINOS - Bolsista Capes/Prosup); Especialista em ensino e aprendizagem de LE Inglês (UCS); Bacharel em Administração/Comércio Exterior (UCS - Carvi)

Downloads

Publicado

2020-05-06

Como Citar

Menoncin Pierozan (UCS), S. K. (2020). A Linguística de Corpus como recurso metodológico para investigar a metaforicidade dos phrasal verbs. ANTARES: Letras E Humanidades, 12(25), 117–139. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/8178

Edição

Seção

ESTUDOS DE LINGUÍSTICA DE CORPUS EM GÊNEROS TEXTUAIS ACADÊMICOS E/OU TÉCNICO-CIENTÍFICOS