A força do sagrado: construção estética em A Beata Maria do Egito, de Rachel de Queiroz

Autores

Palavras-chave:

Regional, Tragédia moderna, Sagrado, Rachel de Queiroz, Feminino.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise estética e antropológica da peça A Beata Maria do Egito, de Rachel de Queiroz. Inicia-se por uma discussão estética a partir do “regional” e dos aspectos trágicos nesse drama moderno; e, quanto ao aspecto antropológico, temos uma percepção do enredo e contexto através da intertextualidade do sagrado (o numinoso) e outros arquétipos. Os pressupostos teóricos fundamentam-se na crítica literária de Raymond Williams (2002) e Peter Szondi (2001), no levantamento da crítica especializada realizado por Tarumi (2004), e na teologia e psicologia analítica por meio de Rudolf Otto (2007) e Carl Gustav Jung (2012, 2015). Assim, pretende-se mostrar a importância do protagonismo feminino para uma atualização do homo nordestinus e da(s) estética(s) que permeia(m) o elemento “regional’.


Biografia do Autor

Geam Karlo-Gomes (UPE), Universidade de Pernambuco

Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (UEPB). Professor da Universidade de Pernambuco. Líder do ITESI - Grupo de Pesquisa Itinerários Interdisciplinares em Estudos Sobre o Imaginário. Membro do GT da ANPOLL: Imaginário, representações literárias e deslocamentos culturais. Professor do Colegiado de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI).

Peterson Martins A. Araújo (UPE), Universidade de Pernambuco

Doutor em Estudos da Linguagem (área de concentração – Literatura comparada) pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (UFRN) e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPB) – Área de Concentração: Educação Popular, Comunicação e Cultura. Professor da Universidade de Pernambuco. Vice-Líder do ITESI - Grupo de Pesquisa Itinerários Interdisciplinares em Estudos Sobre o Imaginário.

Fulvio Torres Flores (UNIVASF), Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutor e mestre em Letras pela USP, na área de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês.

Docente do Colegiado de Artes Visuais da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

Karlo-Gomes (UPE), G., Martins A. Araújo (UPE), P., & Flores (UNIVASF), F. T. (2019). A força do sagrado: construção estética em A Beata Maria do Egito, de Rachel de Queiroz. ANTARES: Letras E Humanidades, 11(24), 218–241. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/7854

Edição

Seção

ESTUDOS LITERÁRIOS DO DRAMA