Leitura da dramaturgia juvenil e o diálogo com as figuras de coração e encontro na peça Fedegunda, de Karen Acioly

Autores

Palavras-chave:

Fedegunda, de Karen Acioly. Leitura da dramaturgia. Figuras do discurso amoroso.

Resumo

Neste trabalho, tomamos a obra dramática juvenil intitulada Fedegunda (2015), de Karen Acioly, como objeto de estudo para refletir sobre os alcances da dramaturgia, quando pensada como literatura apropriada à leitura, pondo em evidência estudos que preveem a recepção do texto dramatúrgico por meio do texto impresso, como é o caso de Jean-Pierre Ryngaert (1996, 2013), e questionando estudos que afirmam que a dramaturgia não se presta à leitura, e sim deve cumprir com eficiência a encenação, como é o caso de Dario Fo (2011). Quanto ao texto de Acioly, teceremos considerações acerca de sua composição, estrutura e temática, revelando aproximações entre situações e elementos do enredo de Fedegunda e as figuras de coração e encontro estudadas por Roland Barthes em Fragmentos de um discurso amoroso (1981). Dessa maneira, colocamos em evidência a vocação do texto de Acioly para a leitura do texto impresso, além de demonstrarmos que a dramaturgia pode ser estudada e analisada a partir do arcabouço teórico que os demais gêneros dispõem, à medida que a dramaturgia de Acioly exposta em Fedegunda permite tecer relações diversas com Barthes e outros estudiosos.

Biografia do Autor

Fabiano Tadeu Grazioli (URI), Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim/RS.

Doutor e Mestre em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim/RS  e da Faculdade Anglicana de Erechim/RS (FAE).

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Publicado

2019-12-18

Como Citar

Grazioli (URI), F. T. (2019). Leitura da dramaturgia juvenil e o diálogo com as figuras de coração e encontro na peça Fedegunda, de Karen Acioly. ANTARES: Letras E Humanidades, 11(24), 179–201. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/7819

Edição

Seção

ESTUDOS LITERÁRIOS DO DRAMA