Shakespeare no teatro do pós-guerra britânico: Bingo de Edward Bond, a relação arte-sociedade e o uso estratégico do cânone

Autores

  • Jonathan Renan da Silva Souza (USP) Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Estudos de Dramaturgia. Relação arte-sociedade. Teatro Britânico.

Resumo

Este artigo se propõe a esboçar uma análise da peça Bingo (1973) do dramaturgo britânico Edward Bond (1934- ), a qual coloca em cena William Shakespeare (1564-1616) diante do dilema dos cercamentos das terras comuns na Inglaterra elisabetana. A partir do choque vivenciado por Shakespeare entre seu dever como cidadão e seus interesses econômicos particulares, discute-se o papel dos artistas e das obras literárias diante da realidade material imediata. Pretende-se instigar a reflexão sobre os possíveis usos do cânone para discussões prementes, conforme proposto por Bond, dramaturgo preocupado com o caráter político do teatro e sua relação com a sociedade. Tal discussão, posta pela peça ainda na década de 1970, encontra surpreendente atualidade, porque não foi superada historicamente, demandando ainda respostas e mudanças substanciais.

Biografia do Autor

Jonathan Renan da Silva Souza (USP), Universidade de São Paulo

Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês, Departamento de Letras Modernas, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.

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Publicado

2019-12-18

Como Citar

Souza (USP), J. R. da S. (2019). Shakespeare no teatro do pós-guerra britânico: Bingo de Edward Bond, a relação arte-sociedade e o uso estratégico do cânone. ANTARES: Letras E Humanidades, 11(24), 68–84. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/7785

Edição

Seção

ESTUDOS LITERÁRIOS DO DRAMA